Hoje, 25 de maio de 2014, é uma data muito importante para os nerds/geeks.

Mas, por que é importante? Tem alguma liquidação na Apple Store? Não, meu caro geek. Hoje é comemorado o Dia da Toalha! Ou, mais comumente conhecido, Dia do Orgulho Nerd!

towel_day

Não sabe o que significa comemorar o Dia da Toalha? NÃO ENTRE EM PÂNICO, pois eu explico aqui e agora!

O Dia da Toalha é uma homenagem dos fãs da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, criada pelo escritor e comediante britânico Douglas Adams. 

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma saga considerada pelo autor como uma “trilogia de cinco livros” que conta a história de Arthur Dent, um típico inglês que é melhor amigo de um extraterrestre chamado Ford Prefect, e que terá sua querida casa, também conhecida como Terra, destruída pelos Vogons para a construção de uma nova via hiperespacial intergaláctica.

É a partir dessa sensacional e muito instrutiva síntese do livro, que começa a aventura de Arthur Dent e o significado deste dia comemorado ao redor do mundo.

Na história do livro, o Guia do Mochileiro é um livro de viagens que auxilia os mochileiros em suas viagens pela Galáxia e, uma das ideias principais pregadas por este livro é que um mochileiro deve sempre andar com sua toalha. Segue abaixo um trecho ressaltando a importância da toalha:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;

Pode usá-la como vela para descer numa mini jangada as águas lentas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.

Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Mas por que dia 25/05? Quando Douglas Adams faleceu, os fãs queriam uma encontrar uma forma de homenagear esta pessoa que fez o mundo rir. Sendo assim, esta homenagem não poderia ser fúnebre, ela deveria ser alegre e engraçada. E, já que um dos temas principais de O Guia do Mochileiro das Galáxias é a toalha, seu uso foi adotado como tema deste dia.

A primeira homenagem ocorreu em 25/05/2001, depois disso discutiu-se a possibilidade de alterar esta data para 42 dias após a data de sua morte.

Mas por que 42 dias? 42, meus caros geeks, é a resposta para a questão fundamental da vida, o universo e tudo mais. Duvida? Então coloca no Google: a resposta para a vida, o universo e tudo mais!

Depois de muitas discussões e divagações quanto à escolha, a primeira data, 25/05, continuou como a data oficial do DIA DA TOALHA!

Mas qual a premissa do Dia da Toalha? Simples: Carregar uma toalha com você durante todo este dia. Não importa como: capa, bolsa ou blusa. USE SUA TOALHA!

Se interessou no Guia do Mochileiro das Galáxias? Segue abaixo a fantástica abertura do filme de 2005 que foi baseado na série de livros.

 

 

Após esta breve (nem tão breve assim) homenagem a um dos maiores autores nerds, que eu me despeço!
Até mais e obrigado pelos peixes!